Massagem pos-treino



   Uma massagem depois do treino não é só um mimo. Estudos apontam que a técnica acelera em até 60% a regeneração muscular. "A massagem previne lesões e melhora a recuperação porque estimula o fluxo sanguíneo na área e reduz as inflamações no tecido", diz Andressa de Castro, fisioterapeuta especialista em ortopedia e traumatologia da Clínica Cristiane Coelho, em São Paulo.

   Faça uma massagem de 10 minutos dando atenção especial à musculatura trabalhada no dia. A dica é deslizar as mãos em direção aos gânglios das regiões. Ou seja, em movimentos ascendentes nas coxas - direcionados à virilha -, seguindo em direção às axilas nos braços, no sentido horário no abdômen (tendo o umbigo como centro) e da cintura para a virilha. Um creme hidratante facilita as manobras.
Caso encontre um nó, dedique mais tempo ao local pressionando suavemente de fora para dentro. "Se sentir dores localizadas, faça compressa fria durante 20 minutos antes da massagem para diminuir a inflamação e o inchaço", diz o personal trainer Sérgio Lima.